Raíva canina

Heeey,

Sei que estou sumida por aqui, mas resolvi voltar, não posso garantir posts todos os dias, porém vou tentar aparecer o máximo possível.
Enfim, voltando ao assunto principal, hoje vou falar sobre a raíva canina, é uma das mais conhecidas zoonoses.
A doença é transmitida pela saliva do animal doente, geralmente, isso acontece com as mordidas dos cães. A doença pode ser evitada através de vacina, feita uma vez por ano, visto que a doença é fatal em praticamente 100% dos casos. A doença já não está presente na maioria das cidades, porém é preciso vacinar os animais com regularidade, para não voltarmos a ter problemas com a doença.
Os sintomas são: agressividade, salivação excessiva, paralisia e mudanças de humor. A mudança de humor pode deixar seu cão depressivo e retraído. A raíva pode ser de três tipos, eles são: raíva furiosa, raíva muda e raíva intestinal.

Raíva furiosa: É a mais comum, o animal tem comportamento estranho e procura lugares estranhos, vai para atrás dos movéis. O cão passa a não se alimentar, procura mais água, porém não consegue bebê-la e torna-se mais agressivo. Após 4 dias o animal fica paralítico e pode morrer em 48 horas.

Raíva muda: Animal fica melancolico e sonolento, porém sem agitação. Existem sinais de paralisia no maxilar, já na segunda fase da doença, a partir dai só agrava os sintomas.

Raíva intestinal:É a mais rara dos tipos, seus sintomas não são iguais os outros. Seus sintomas são vômitos frequentes e cólicas, durando de 2 a 3 dias, até chegar ao falecimento.

A raíva é apenas uma das doenças que pode ser combatida se os animais forem vacinados, ter a vacina em dia é fundamental para a saúde de seu bichinho.


Comentários

Postagens mais visitadas