Obesidade felina, o que causa?

Heey,

Os pets assim como os humanos possuem perigo de ficarem obesos, esse é um problema bem sério, visto que isso pode desencadear outras doenças, como diabetes, colesterol, fígado gordo, insuficiência respiratória, etc. Em gatos é considerado sobrepeso atinge 10% a mais do seu peso ideal e obeso quando passou 20%. O peso precisa ser controlado sempre, e acompanhado de perto depois dos 2 anos do gato, sendo mais comum em gatos de 5 a 11 anos.
Mas você sabe porque o gato pode ficar obeso? Vem conferir os principais motivos.

 

  •       A idade, conforme vão aumentando a idade o metabolismo acaba ficando mais lento e ocorre o aumento de peso, a partir dos 5 anos é quando eles costumam ter o aumento do peso, porém é indicado controlar e verificar o peso a partir dos 2 anos.
  •      Os machos são os que possuem maior tendência em engordar e esse risco aumenta consideravelmente quando é castrado. Após a castração o animal pode ficar mais preguiçoso e mais dorminhoco o que ajuda o sobrepeso.
  •       Alguns gatos possuem hipotireoidismo que pode ajudar no acumulo de gordura no corpo, outro fator que pode ser determinante é as injeções hormonais dadas geralmente para o animal não procriar, essas vacinas podem diminuir a sensibilidade a insulina.
  •      A raça com maior probabilidade de obesidade são os Manx, em seguida vem os vira-latas (dobro de chances comparados a gatos de raça), e por ultimo gatos de raças puras.

  •       Gatos que convivem com cachorros são os menos propensos a adquirirem a obesidade, assim como gatos que tem conviveu com outro animal, já os gatos sozinhos e principalmente os que moram em apartamentos tem grande risco de ficarem obesos (nesse caso, guarde um tempo para brincar com ele e gastar sua energia).

  •      Utilizar a comida como reforço positivo, isso pode ajudar no sobrepeso do seu gato, assim como humaniza-lo e não ter brincadeiras e atividades que possam gastar sua energia.
  •      A alimentação com gama alta pode ajudar também, porém a alimentação é um dos maiores aliados quando se diz respeito ao emagrecimento do gato.
xPara saber o peso ideal do felino é sempre legal procurar um veterinário, ele também vai poder te ajudar caso o gato já esteja com sobrepeso. Outra dica legal é, comece a cuidar dos habitos do seu gato quando começar a ficar difícil de sentir suas costelas.


Comentários

Postagens mais visitadas